Como publicar


Como publicar                                                            

 

A editora da Fundação Universidade Federal de Rondônia, EDUFRO, tem por objetivo publicar obras em variados formatos de livro, visando a promoção e difusão do conhecimento, da arte e da cultura. Podem ser submetidas a avaliação obras de interesse acadêmico, científico, artístico e cultural, originais ou reeditadas ou ainda traduções, independente da vinculação institucional do autor.

 

Publicar por uma editora universitária significa que o manuscrito foi submetido a um processo de avaliação em três etapas: (i) o editor avaliou se a obra se enquadra na Política Editorial da editora; (ii) dois pareceristas ad hoc anônimos avaliaram a obra sem identificação de autoria; (iii) o Conselho Editorial avaliou os pareceres dos pareceristas ad hoc, e, se necessário, as obras.

 

Conforme a Política Editorial da EDUFRO, as obras selecionadas para publicação integrarão um dos seguintes conjuntos:

i)   Coleções (conjuntos com um eixo comum, cujo número de publicações é predeterminado pelo Conselho Editorial)

ii)  Séries (conjuntos com um eixo comum, cujo número de publicações é indefinido)

iii) Obras avulsas.

 

Manuscritos podem ser submetidos atendendo a chamadas por edital ou fluxo contínuo e, se aprovados, serão publicados em formato digital na página da Edufro. Em caso de editais, os custos de editoração (preparação de originais, revisão, diagramação) e impressão ficam por conta da UNIR, conforme disponibilidade orçamentária. Se autores/organizadores quiserem submeter suas obras fora dos editais, é necessário que submetam seus textos a revisão ortográfica e gramatical (e de normas ABNT, se for o caso) profissional antes de enviar suas obras à editora. O nome do revisor constará na página de créditos do livro. Ainda fora dos editais, os autores/ organizadores podem se responsabilizar pelos custos da impressão dos seus livros ou permanecer com a versão digital.

 

A EDUFRO não aceita projetos de texto ou obras incompletas. Em caso de coletâneas, é necessário que todos os textos estejam reunidos no momento da submissão. A EDUFRO não publica livros de autoajuda, guias, cadernos didáticos, cartilhas, apostilas, bem como não publica anais ou livros de resumos resultantes de eventos promovidos por Departamentos, Programas de Pós-Graduação ou Grupos de Trabalho. Textos provenientes de trabalhos de investigação como teses ou dissertações devem ser reformulados para adequar-se ao formato de livro antes de serem submetidos.

 

Dissertações e teses devem ter sua linguagem acadêmica adaptada ao leitor leigo, já que o gênero textual de teses e dissertações pressupõe um público leitor qualificado para acompanhar o texto. Notas de rodapé, citações tabelas, gráficos, quadros, figuras ou ilustrações devem ser reduzidas ao mínimo necessário, para dar mais fluidez ao texto. Notas de referência e apêndices devem ser eliminados. O autor deve investir na identificação imediata, por parte do público, do tema proposto. Para tanto, deve atentar especialmente para a introdução e quarta capa do livro, além da coleção em que o livro pode se encaixar.

 

Livros organizados como coletâneas de textos devem apresentar um eixo comum, não figurando como um mosaico de textos. Os organizadores devem apresentar a obra e situar cada um dos capítulos, que devem ser sequenciados segundo uma lógica interna da obra. Os pareceristas ad hoc ou o Conselho Editorial podem sugerir que um ou outro texto seja eliminado da coletânea por questões de coerência interna ou relevância. Se os avaliadores considerarem que menos de 50% dos capítulos seriam aceitos como artigos em revistas de qualis B2, a coletânea não será publicada. Notas de rodapé e referências bibliográficas de todos os capítulos devem ser padronizados. Para evitar transtornos, o(s) organizador(es) deve(m) apresentar a autorização para publicação de cada autor de capítulo da obra.

 

O sumário é parte integrante do livro e obrigatório, ao passo que a apresentação e o prefácio são partes integrantes e opcionais, podendo ser escritas por outra pessoa que não o autor/organizador da obra. Dependendo do gênero textual da obra, referências bibliográficas são obrigatórias. As referências devem seguir a mesma padronização ao longo do livro e todas as citações devem estar referenciadas. No caso de contribuições originais, é desejável que pelo menos um terço das referências bibliográficas seja dos últimos cinco anos.

 

Para evitar coincidências, é recomendável pesquisar o título da obra no Cadastro do ISBN, disponível no site da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Procedimentos

O autor/ organizador deve entregar à EDUFRO:

1) uma versão impressa e outra digital da obra (esta, sem identificação de autoria). A versão digital deve ser editável (docx, odt ou similar) e enviada a edufro@unir.br;

2) um mini curriculum vitae do autor/ organizador (e de cada autor de capítulo);

3) em caso de livro impresso, o texto da quarta capa (contracapa);

4) em caso de livro impresso, os textos das orelhas (pode ser, por exemplo, o mini currículo do autor acompanhado de foto em alta resolução);

5) autorização por escrito dos detentores de direitos autorais de imagens, tabelas ou quaisquer outros produtos que sejam passíveis de direitos autorais e que não sejam da autoria do autor/organizador;

6) em caso de coletâneas: autorização de todos os autores sobre a publicação de sua parte na obra.

 

A submissão da proposta de publicação implicará no conhecimento e aceitação das normas estabelecidas neste documento.

Uma versão em PDF está disponível nos arquivos (barra lateral esquerda no menu principal).