Sobre coletâneas


Coletâneas necessitam de um esforço do organizador e autores na sua composição. O intuito é acentuar as conexões que existem entre os capítulos, para não caracterizar a obra como um apanhado de textos desconexos - o que poderá levar ao seu desinteresse do leitor como obra de referência.

 

Planejamento: Para evitar repetições entre alguns dos capítulos, os organizadores precisam ter conhecimento de todos os textos e conceber a obra na sua integralidade.

 

Organização: Uma maneira possível de organizar os textos que compõem a coletânea é dividir a obra em tópicos gerais, construindo eixos comuns e explorando assim as conexões entre os textos.

 

Padronização: A desigualdade entre os capítulos (por exemplo reflexões teóricas, metodológicas e com resultados muito aprofundadas sobre a área empírica de interesse e outros em que os autores expõem seus trabalhos como sendo ainda iniciais na sua trajetória de pesquisa) deve ser evitada. Neste sentido, resultados de pesquisas de grupos e pesquisas estruturadas há muito tempo não devem figurar ao lado de trabalhos de graduação ou pós-graduação.